CODAGEO

A Coordenadoria de Geografia – CODAGEO – surgiu em meados de 2009 com vistas a tornar a gestão das demandas da área de Geografia e do Curso Superior em Geografia mais eficiente. Anteriormente, a área e o Curso Superior em Geografia encontravam-se alojados na Coordenadoria de Ciências Sociais – CODACIS – juntamente com a História, Filosofia e Sociologia: o próprio Curso Superior em Geografia surgiu no seio da CODACIS, com amplo e irrestrito apoio de seus professores.

Contudo, as demandas referentes à Geografia, seja no ensino médio ou no superior, eram resolvidas na CODACIS, mas apenas pelos professores da Geografia, inclusive com um Colegiado próprio e uma Coordenação do Curso Superior. Este modelo criou uma situação de exceção dentro da área, onde a Coordenação da CODACIS tinha pouca ou nenhuma participação nas decisões geográficas e tornava confusa a condução das demandas, seja pela ótica Institucional, seja pela ótica discente. Assim, em decisão tomada pela própria Coordenadoria de Ciências Sociais, através da maioria de seus professores, a Coordenadoria de Geografia – CODAGEO – foi efetivamente criada e posteriormente sancionada pela Direção Geral do Campus Ouro Preto e Reitoria do IFMG.

A Coordenadoria de Geografia – CODAGEO – é responsável pela condução de todas as demandas referentes à Geografia, enquanto disciplina acadêmica, nos diferentes níveis de ensino oferecidos no Campus Ouro Preto: médio integrado à formação técnica, técnico pós-médio e superior. A CODAGEO conta com uma Coordenação – que acumula a Coordenação do Curso Superior em Geografia, a Presidência do Colegiado do Curso e do Núcleo Docente Estruturante – com mandato de um ano, eleita pelos professores membros do Colegiado, sendo permitida à reeleição em número ilimitado de vezes.

A CODAGEO tem como objetivos principais a difusão do conhecimento geográfico no Campus e em toda a comunidade de Ouro Preto e a valorização do saber geográfico, do Professor de Geografia e do Geógrafo regido pelas Leis 6.664/79 e 7.399/85 e Regulamentado pelo Decreto Nº 85.138, de 15 Setembro de 1980.